Guzerá Leiteiro

Guzerá Leiteiro

O Guzerá leiteiro teve sua origem na região de Guzerat, na Índia, onde é conhecida como Kankrej. É considerada, por estudiosos, como a primeira raça zebuína a ser utilizada pelo homem. Em anos recentes, a criação do Guzerá passou a viver um período mais significativo para a pecuária de leite do país.

Além do número crescente de criadores, várias associações e programas de melhoramento genético para produção leiteira foram desenvolvidos.  Tudo isso vem acontecendo porque produzir leite de qualidade a baixo custo tornou-se um dos grandes desafios para o setor agropecuário brasileiro.

Características do Guzerá Leiteiro

Várias características do guzerá leiteiro o destacam mais que as outras raças. A princípio, a facilidade no manejo, pelo fato de ser um animal dócil, é a mais valorizada. A tranquilidade no manejo traz menor risco ao peão e agilidade na ordenha. Um exemplo disso é o fato de muitas vacas já poderem ser ordenhadas sem o uso da peia (instrumento para contenção das patas traseiras do animal).

Segundo o Dr. José Henrique Bruschi, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, no curso Guzerá Leiteiro – Como se Tornar um Criador, coordenado por ele e produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “outra importante característica, para qualquer raça bovina, é a fertilidade. As vacas Guzerá são férteis, e, se bem manejadas, podem produzir um bezerro a cada 13 meses”.

Outra orientação que o professor José Henrique aborda no curso é a dupla aptidão da raça. Ela deve ser aproveitada ao máximo, e trabalhada na seleção. Um dos grandes problemas da pecuária leiteira moderna é a falta de aproveitamento do bezerro, pela dificuldade do animal para a engorda, o que não acontece com os bezerros Guzerá.

A raça Guzerá produtora de Leite.

A raça Guzerá é muito utilizada em cruzamentos com as raças européias para a produção de novilhos precoces e também para a obtenção de animais produtores de leite. É re-conhecida, no Brasil por entrar na maioria das raças bimestiças de sucesso, tais como Lavínia, Pitangueiras, Riopardense, Cariri, Xingu, Santa Mariana, Indubrasil, Guzonel e Guzolando. No exterior, o Guzerá entrou na formação das raças Brahman e Santa Gertrudis.

 

Fontes:  Adaptado: Tropicalzebu Adm. / http://www.cpt.com.br/noticias/guzera-leiteiro-tem-caracteristicas-fisicas-que-proporcionam-maior-producao-de-leite

 

Translator

Widget Instagram

Receba nossa newslleter

Receba nosso conteúdo gratuitamente.

Redes Sociais

Parceiros

girleiteiro.png

Nosso WhatsApp

Tropicalzebu.com.br &

Giristas do Brasil no WhatsApp

Whatssap
(62)9-8100.7914